quinta-feira, outubro 22, 2020
Home Destaque “Carência” é ...

“Carência” é o tema do próximo episódio da websérie #Quarentemas

Na próxima quinta, 8 de outubro, às 20h, vai ao ar o quinto episódio da websérie #Quarentemas, intitulado “Carência”, protagonizado por Katia Lou, atriz e cofundadora do Grupontapé de Uberlândia. A montagem é parte do projeto Teatro EmMov Digital e vai ser exibida pelo perfil do Instagram @teatroemmovimento e pelo canal no Youtube.com/teatroemmovimento.
Katia Lou conta que recebeu o convite para participar do projeto por meio da diretora geral da #Quarentemas, Inês Peixoto, que já havia dirigido o Grupontapé, em 2017. Assim como os demais atores que integram os episódios da websérie, Katia recebeu o tema e foi orientada, à distância, pela equipe técnica. “Eu e a Inês conversamos bastante sobre “carência” e isso de estar só… uma situação, por exemplo, que eu mesma vivo, eu moro sozinha. Falamos sobre esse momento de pandemia e dessa carência, desse querer atenção, dessa tensão de ter um par, uma companhia. A partir daí, eu criei o roteiro em que a personagem tenta chamar a atenção de diversas formas”, adianta a atriz.
Kátia Lou destaca o cuidado com os detalhes e a liberdade dada para a sua criação. “Eu falei também com o Gilberto (Scarpa – direção) e com Eder (Santos – montagem e finalização) sobre câmera e qualidade de imagem e eles me auxiliaram na forma de como eu tinha que filmar e algumas ideias de cenas. E o que me chamou a atenção no projeto foi o incentivo na autonomia da criação da atriz. Eles deram várias provocações, mas também eu senti a confiança da equipe no sentido de eu estar preparada para desenvolver essa ideia que eles tiveram”, comenta.
A atriz também lembra a parceria com o diretor de arte, Marcos Medina. “A partir da ideia do expressionismo trazida pela Inês Peixoto, ele me enviou fotos, referências de maquiagem. Fiz prova de figurinos para ele ver e pensarmos juntos, trazendo a proposta do #Quarentemas de que o figurino é um pijama. Pensamos como seria aquela pessoa, carente em casa, de pijama, como é esse cabelo, essa cara. Isso me abasteceu de informações e eu escrevi uma sequencia de roteiro, uma cena depois da outra, que eu achava que dava coerência para uma história e gravei na minha casa mesmo, foi um batidão, um dia inteiro gravando. No final, pensei “ai, meu Deus, será que vai servir”?, mas no final das contas eu acredito que serviu sim”, lembra Katia Lou, destacando a sua experiência com o cinema, já que o Grupontapé já realizou dois curtas metragens.
Katia Lou é atriz e cofundadora do Grupontapé de Uberlândia e, desde sua fundação em 1994, integrou todas as montagens da Cia. Licenciada em Teatro e Pós-graduada em Psicologia Positiva, atualmente, é diretora artística do grupo, tendo dirigido, em parceria com Eduardo Moreira, duas montagens e sendo dirigida por Inês Peixoto em “Tempo de águas”, onde atua com a também cofundadora do grupo Katia Bizinotto. Participou como atriz nos dois curtas produzidos pelo Grupontapé, sendo que no curta Bravo, também foi coautora do roteiro do filme. Katia Lou já escreveu diversas peças para a vertente do teatro aplicado do Grupontapé e seu foco de pesquisa está no Teatro e Autoconhecimento. Katia Lou é aluna do curso Teatro EmMov Digital.
#Quarentemas
A websérie #Quarentemas tem direção geral de Inês Peixoto, premissas dramatúrgicas de Vinicius Calderoni, idealização e coordenação de produção de Tatyana Rubim, criadora do Teatro em Movimento, festival que há 19 anos promove a circulação de espetáculos teatrais por diversas cidades brasileiras. A equipe inclui também o cineasta Gilberto Scarpa (direção), Eder Santos e Barão Fonseca (montagem e finalização), o músico Tattá Spalla (trilha sonora), o cenógrafo e figurinista Marcio Medina (direção de arte). A websérie segue até o dia 21 de janeiro de 2021, sempre às quintas. Ao todo, serão vinte episódios inéditos, cada um estrelado por um ator, em um elenco majoritariamente mineiro. Os roteiros surgiram através de temas sugeridos aos atores para um processo criativo baseado no improviso. Toda a concepção do Teatro EmMov Digital foi idealizada com a consultoria em tecnologia de Zé Renato de Carvalho e especialistas em mídias digitais, além de seguir rigorosamente todas as normativas da OMS (Organização Mundial de Saúde) contra a contaminação pelo Covid-19.
O projeto conta com os patrocínios da Cemig, Instituto Unimed-BH(através do incentivo de mais de 5,1 mil médicos cooperados e colaboradores) e do Itaú, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo.
 Serviço:
#Quarentemas – 5o. episódio – “Carência”
Quinta (8/10), às 20h, no Instagram @teatroemmovimento e
youtube.com/teatroemmovimento    
Cristiane Guimarãeshttps://naoperdenao.com.br/
Cristiane Guimarães é Comunicadora Social com habilitação em jornalismo e atua há mais de 20 anos no mercado. Apaixonada pela profissão é colunista social, produtora e assessora de imprensa. O blog é uma junção de tudo que ama e que acha válido de ser compartilhado. Seja bem-vindo a esta página que festeja a sua presença! Entre em Contato: [email protected]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
  • Android e muito mais

Postagens Populares

CCZ vacina mais de nove m...

Primeira etapa da Campanh...

Pão de Açúcar participa d...

O festival conta com até ...

Festival Tempera chega em...

Para ajudar a recuperar o...

UNITRI está com inscriçõe...

Em tempos de pandemia e c...

Comentários Recentes