domingo, novembro 29, 2020
Home Noticias Alerta: somen...

Alerta: somente um 1% dos adolescentes do sexo masculino vai ao médico

Estudo da Sociedade Brasileira de Urologia revela que 1% dos meninos se consultam anualmente. Taxa feminina é de 34%.

A maioria dos homens acaba sendo imprudente quanto aos cuidados com a saúde. Por medo e vergonha acabam evitando ir ao médico. Novembro é um mês dedicado à saúde do homem e, principalmente, ao esclarecimento sobre o câncer de próstata. Os cuidados com a saúde devem ser adquiridos desde cedo e incentivado pelos pais e familiares. No entanto, apenas 1% dos adolescentes vai ao médico regularmente. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que até o fim deste ano 65.840 homens sejam diagnosticados com câncer de próstata, doença responsável por 8 mil óbitos ano passado.

Para evitar essa e outras enfermidades, é preciso acompanhamento adequado para identificar qualquer problema de saúde em fase inicial. Quanto mais cedo a maioria das doenças são descobertas, melhores as chances de cura e tratamento. Além disso, levar um estilo de vida saudável deve fazer parte da rotina. Alimentação e exercícios físicos fazem bem para todas as idades, independente do gênero. Sobre isso, conversamos com o urologista, Dr. Ali Mustafa Cheik Júnior.

Como incentivar os homens a cuidar da saúde?

“As campanhas de conscientização são muito importantes para iniciar um diálogo sobre temas relacionados a saúde do homem. Outro ponto importante é dar o exemplo. Quando a mulher se cuida, ela estimula seu companheiro a cuidar dele também. Incentive também a prática de esportes. Que tal fazer alguma coisa juntos? Andar de bike, jogar tênis, nadar, com certeza algum esporte vai divertir a família toda”, explica o doutor.

Cuide da alimentação

Promova a alimentação saudável dentro e fora de casa. “Tudo que se come afeta o organismo e reflete na fase adulta. Uma alimentação desregrada pode trazer sérios problemas como obesidade, colesterol, problemas cardíacos, etc. É importante educar as crianças e ensinar a comer de tudo um pouco para evitar a falta de nutrientes e o excesso de gorduras”, alerta o médico.

Tenha os exames sempre em dia

Não espere ter sintomas que atrapalhem a rotina. Faça exames preventivos todos os anos. Várias doenças podem ser evitadas, não espere a situação ficar insuportável para procurar um médico. Você pode viver mais e melhor, esse poder está em suas mãos, basta se cuidar.

Sedentarismo

O aumento do sedentarismo foi inevitável durante a pandemia. O médico afirma que existem recursos para reverter essa situação. “O sedentarismo aumentou, a alimentação piorou, o sono ficou desregulado também. Isso tudo é uma soma de fatores que pode prejudicar muito os adolescentes. É importante tentar se manter ativo, mesmo em isolamento e distanciamento social. Ande de bicicleta, faça alongamentos, pule corda, dance. Una o útil ao agradável e escolha uma atividade física que você goste”, finaliza o doutor.

Cristiane Guimarãeshttps://naoperdenao.com.br/
Cristiane Guimarães é Comunicadora Social com habilitação em jornalismo e atua há mais de 20 anos no mercado. Apaixonada pela profissão é colunista social, produtora e assessora de imprensa. O blog é uma junção de tudo que ama e que acha válido de ser compartilhado. Seja bem-vindo a esta página que festeja a sua presença! Entre em Contato: [email protected]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
  • Android e muito mais

Postagens Populares

Apenas negócios ou ideolo...

Conheça a história de Alf...

SBOC alerta sobre a impor...

As quedas nas taxas de va...

Em tempo de pandemia, com...

A quase 30 dias para o Na...

Creditas lança guias e dá...

Especialista em educação ...

Comentários Recentes